CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

MISTÉRIO GOZOSOS

1º Mistério - Contemplamos a Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo
O Anjo do SENHOR anunciou a Maria que Ela ia dar à luz um Filho. NOSSA SENHORA, admirada, compreendeu que para DEUS nada é impossível! No seu silêncio e na sua modéstia, exultou de alegria. DEUS para perdoar e redimir a humanidade de suas transgressões e deixar os meios para que todos pudessem alcançar a salvação, quis nascer e viver entre nós. Assim, escolheu na Terra uma MÃE, entre todas a mais Santa e a mais humilde, que assumiu dignamente e de modo perfeito a sua Divina Missão.


2º Mistério - Contemplamos a Visitação de Maria a sua prima Isabel.

Maria sabendo pelo Anjo, que Isabel sua prima estava grávida, embora tivesse adiantada idade, conversou com seus pais e José, seu noivo, sobre a necessidade de ajuda-la nos últimos três meses de gestação. No momento oportuno, quando passou uma caravana em Nazaré com destino a Jerusalém, Joaquim seu pai, foi em sua companhia até Jerusalém, enquanto Maria seguiu a pé os seis (6) quilômetros até Ain Karin, onde morava a sua prima.



3º Mistério - Contemplamos o Nascimento de JESUS em Belém

José e Maria chegaram a Belém para cumprir a ordem do poder romano, que realizava o recenseamento em todas as regiões do Império, e em face da grande quantidade de pessoas, não encontraram acomodações nas casas dos parentes e amigos, porque já estavam ocupadas. Então se acomodaram numa gruta, que as vezes era utilizada como estrebaria. Limparam o recinto e providenciaram as acomodações, inclusive o berço para o bebe. Ali, afastados do burburinho da cidade, no silêncio da noite nasceu o Menino DEUS. Enquanto José admirado contemplava o nascimento, Maria repleta de emoção, com ternura e muito amor, ergueu em seus braços JESUS, o FILHO do PAI Eterno.



4º Mistério - Contemplamos a Apresentação do Menino JESUS no Templo e a Purificação de Maria.

Obedecendo as prescrições da Lei de Moisés, Maria e José levaram JESUS ao Templo para Apresenta-LO a DEUS PAI CRIADOR e também para a Purificação de Maria, embora NOSSA SENHORA tenha dado à luz de maneira sobrenatural. Do mesmo modo como o ESPÍRITO DE DEUS penetrou em seu interior e gerou JESUS, misteriosamente nasceu, respeitando o seu voto de virgindade perpétua . Por essa razão Ela não estava sujeita ao texto da Lei. Mas humildemente e num gesto de total obediência, se submeteu a Purificação legal. Simeão, um homem justo e piedoso, que levava consigo o ESPÍRITO SANTO, esperava a chegada do Messias. Quando viu José, Maria e o Menino DEUS no Templo, foi impulsionado a se aproximar e tomando JESUS nos braços, reconheceu NELE o Messias e O louvou como o Salvador do mundo.


5º Mistério - Contemplamos a Perda e o Encontro do Menino JESUS no Templo em Jerusalém

Pela Lei Judaica a maioridade era alcançada pelos jovens aos 12 anos de idade. A festa da Páscoa dos 12 anos de JESUS foi na primavera do ano 7dC. Terminadas as cerimônias da Páscoa Judaica, as famílias voltaram em caravana para a sua cidade. Contudo, sem que José e Maria percebessem, JESUS permaneceu em Jerusalém. Depois de um dia de viagem, vendo que ELE não aparecia decidiram voltar. No dia seguinte retornaram a Jerusalém e no terceiro dia, pela manhã O encontraram no Templo, entre os doutores da Lei, repletos de admiração pelas respostas diretas e com autoridade, que ELE lhes dava.