CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

MISTÉRIOS LUMINOSOS

1º Mistério - Contemplamos o Batismo de JESUS no Rio Jordão

JESUS deixou Nazaré e foi ao encontro de João Batista na Betânia Transjordana, ou seja, do outro lado do rio Jordão, onde ele acolhia o povo com um Batismo de Penitência , preparando e purificando as pessoas, a fim de que pudessem receber dignamente o Messias. Batista além de ser seu parente, percebia que um grande Mistério envolvia o seu amigo JESUS. Por ocasião das principais Festas Judaicas: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos, anualmente José, Maria e JESUS visitavam Isabel e Zacarias, pais de Batista, em Ain Karin, onde eles moravam, e juntos participavam das festividades no Templo em Jerusalém. Era ocasião em que JESUS se encontrava com João Batista, que era seu primo em segundo grau. Por isso, os dois se conheciam muito bem e tinham um fraterno relacionamento. Assim, Batista sabendo das virtudes e excelentes qualidades de JESUS, não queria batiza-LO, porque sabia que ELE não tinha nenhum pecado. Mas, em face da insistência DELE, Batista acabou cedendo e batizou-O. Com este gesto, JESUS demonstrou uma profunda obediência ao PAI ETERNO e revelou a grandeza de seu infinito Amor pela humanidade. Depois de batizado, os Céus se abriram e o ESPÍRITO SANTO sob a forma de uma pequena pomba branca, desceu sobre ELE, ao tempo em que todos ouviram uma voz vinda dos Céus, dizendo: "Este é o Meu FILHO Amado em quem coloquei toda a minha complacência". (Mt 3,17) Aquele mesmo que humildemente foi imerso nas águas do Jordão como um pecador, delas saiu glorificado, ungido e testemunhado pelo ESPÍRITO SANTO e anunciado pelo CRIADOR.


2º Mistério - Contemplamos JESUS nas Bodas de Caná quando realizou o Primeiro Milagre

Convidado para um Casamento em Caná, da Galileia, JESUS compareceu em companhia de alguns Discípulos. Lá ELE se encontrou com MARIA, sua MÃE. Na sequência da cerimônia, NOSSA SENHORA observou que o vinho estava terminando. Era uma situação muito embaraçosa para os noivos e pais dos noivos. Junto ao seu FILHO, maternalmente cochichou no ouvido DELE, dizendo: "Eles não tem vinho". (Jo 2,3) JESUS ouvindo sua MÃE, respondeu que sua "hora" ainda não tinha chegado. MARIA entretanto, que conhecia profundamente o sentimento de JESUS, sabia que ELE não ia permitir que se concretizasse aquele acontecimento desagradável, por isso Ela tomou a iniciativa de chamar os serventes e lhes recomendou: "Fazei tudo o que ELE vos disser". (Jo 2,5) JESUS mandou os serventes encher com água seis talhas de barro que eram usadas para a purificação dos judeus. A seguir mandou que eles as levassem ao mestre de cerimônias, que administrava o banquete de núpcias. Ao recebe-las, o homem ficou admirado vendo aquelas seis talhas cheias com um vinho de excelente qualidade. Quis saber de onde vinha, mas por ordem de JESUS, os servos se calaram.

3º Mistério - Contemplamos JESUS anunciando o Reino de DEUS com o convite a Conversão

JESUS se fez ouvir nas sinagogas dos judeus, nas ruas, nas praças do mercado e em locais distante da povoação, sempre com uma linguagem simples e fácil, que encantava a todos. Explicava os textos sagrados de modo autêntico e com uma autoridade, que os escribas e fariseus estavam muito longe de a possuir. E para confirmar suas Palavras, mesmo contra a sua própria natureza discreta, a medida que fazia o bem, ficava em evidência com a quantidade notável de exorcismos que operava e a imensidão de milagres que realizou. Curou doentes de todos os males, recuperando a visão aos cegos, dando movimento normal aos paralíticos e coxos, limpando os leprosos inclusive ressuscitando mortos, provando que DEUS estava com ELE e ELE tinha poder sobre a Vida e a Morte. E fazia todas as coisas por amor, em nome do PAI ETERNO, convidando o povo a acolherem o ensinamento Divino e a viverem fraternalmente como irmãos. JESUS se escondia na sua humildade e fazia realçar a grandeza do Amor e a infinita misericórdia do Sagrado Coração do CRIADOR.

4º Mistério - Contemplamos JESUS na sua Transfiguração

JESUS levou Pedro, Tiago Maior e João Evangelista ao MonteTabor, e junto deles, foi Transfigurado pelo PAI ETERNO: "O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz". (Mat 17,2) Ao lado de JESUS transfigurado apareceram Moisés e Elias. Pedro logo falou: "SENHOR, é bom estarmos aqui. Se queres levantarei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e uma para Elias". Ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu e ouviu-se uma voz que disse: "Este é o Meu FILHO amado, em quem Me comprazo, ouvi-o sempre" (Mt 17,5). Quando dissipou a nuvem só viram JESUS, não havia mais ninguém. JESUS transfigurado se apresenta como o novo Moisés que encontra DEUS sobre um novo Monte Sinai (o Monte Tabor). E se apresentou testemunhado por dois personagens do Antigo Testamento que tiveram o privilégio de revelações no Monte Sinai. Moisés e Elias personificavam a Lei e os Profetas que JESUS viera cumprir. E a voz do CRIADOR ordenava que LHE dessem ouvidos como ao novo Moisés, e os Discípulos prostraram-se reverentes diante do Mestre. Quando a Aparição terminou, JESUS ficou só, porque como doutor da Lei perfeita e definitiva, somente ELE bastava para fazê-la cumprir integralmente.

5º Mistério - Contemplamos JESUS instituindo a Sagrada Eucaristia na Última Ceia em Jerusalém

Em companhia dos doze Apóstolos, JESUS estava no Cenáculo em Jerusalém, celebrando a Páscoa dos Judeus, que para ELE, seria a Última Ceia. Tomou o pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles dizendo: "Isto é o Meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim." E depois de comer, colocou vinho no cálice e fez o mesmo, dizendo: "Este Cálice é a Nova Aliança em Meu Sangue, que será derramado em favor da humanidade de todas as gerações." (Lc 22,19-20) O SENHOR disse Nova Aliança, porque como outrora no Sinai, o sangue das vítimas selou a Aliança de JAVÉ DEUS com o povo judeu, assim agora, sobre a Cruz, o Sangue da Vítima Perfeita, JESUS, ia selar a Nova Aliança entre DEUS e a humanidade de todas as gerações. E o SENHOR afirmou: " Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a vida eterna e EU o ressuscitarei no último dia." (Jo 6,54) E depois acrescentou: "Pois a Minha Carne é verdadeira comida e o Meu Sangue verdadeira bebida. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue, permanece em MIM e EU nele." (Jo 6,55-56)